sábado, abril 09, 2011

Via Sacra dos Surdos...

Atores da pastoral dos surdos apresentam a Via Sacra de Jesus
A linguagem de sinais se integra ao drama do calvário. Os 70 intérpretes mostram o potencial que têm.

A imagem da Santa Ceia silenciosa como um quadro faz parte do primeiro ato de uma Via Sacra diferente, em que todos os atores são surdos. A linguagem de sinais se integra ao drama do calvário.

Fora do palco, atores ouvintes narram a encenação e ajudam o público a reviver os últimos momentos de Jesus: a humilhação entre os gentios, o julgamento de Pilatos e a condenação final - cenas que renovam a fé e a esperança.

A feirante Maria José da Silva se orgulhou do filho no papel de centurião romano. “Está lindo, emocionante. Adorei”, comemora.

Os 70 jovens e crianças participam da Via Sacra há três anos. Eles frequentam as atividades do Instituto Nossa Senhora do Brasil, especializado na catequese e no reforço escolar de surdos. Na instituição, até a missa é adaptada para linguagem de sinais.

“Demos as condições e eles assumiram. Hoje, estão muito mais independentes”, avalia a coordenadora da Via Sacra, Lilian Pazinni.

Quem encenou Jesus Cristo foi Pedro, que revela: os desafios são os mesmos que qualquer outro ator costuma enfrentar. “Tive que decorar muitas falas, a morte, a ressurreição, decorar tudo em três horas. Três é muita coisa”, conta o jovem por meio da linguagem de sinais.

Bernardo Menezes

Texto extraído do DF TV segunda edição....

Nenhum comentário: